​​​​

TCE promove palestra para reforçar discussão sobre o combate ao suicídio

Durante o mês de setembro, diversas ações são promovidas com o intuito de prevenir o suicídio em todo o Brasil. Ciente da importância do assunto, o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE) aderiu à campanha do Setembro Amarelo e promoveu, nesta quarta-feira, 18, a palestra “Depressão e suicídio: que dor é essa?”, ministrada pelo vice-presidente da Associação Sergipana de Psiquiatria, Antonio Aragão, e destinada aos servidores da Casa.
IMG_1606.JPG
O psiquiatra apresentou dados sobre a doença, explicou sobre o tratamento e atentou para a importância de se falar sobre o suicídio. De acordo com Aragão, é possível que, a partir de 2020, a depressão se torne a doença mais incapacitante do mundo. Ele também contou aos presentes que diversos fatores podem desencadear uma depressão, como alto nível de stress e cobrança, consumo de álcool e outras drogas, além de fatores hormonais. Para agir sobre esses fatores, um trabalho multifuncional com tratamento psicológico, atividade física e, quando necessário, medicamentos, são importantes para a qualidade de vida de quem sofre coma doença.
IMG_1535.JPG
“Devemos falar sobre o suicídio, muitas pessoas estão adoecendo gravemente porque não buscam ajuda, o compartilhamento de informações pode estimular o tratamento. Ouvir, acolher, oferecer companhia pra buscar o tratamento é uma demonstração de cuidado com as pessoas que estão em sofrimento e colegas de trabalho podem ser importantes nisso. O agravamento da depressão pode levar ao suicídio, por isso, devemos sempre falar sobre o tema, trazer informações sobre tratamento, valorizar atividades de prevenção. Momentos como esse são tão importantes tanto para as pessoas quanto para as instituições”, explicou.
IMG_1585.JPG
Para o servidor Rodrigo Carvalho, da Coordenadoria de Engenharia, é importante que o Tribunal tenha promovido esse debate no ambiente de trabalho. “É importante falar sobre o suicídio em todos os ambientes, inclusive no ambiente de trabalho. O Setembro Amarelo vem para nos lembrar dessa importância de levar a sociedade a discutir sobre o tema, pois o sofrimento fica escondido muitas vezes e, quanto mais se fala sobre o assunto, mais as pessoas se sentem à vontade para buscar ajuda. Acredito que a informação e o diálogo podem ajudar bastante e evitar que se chegar ao trágico fim que é o suicídio”.
​​