​​​​

Jurisdicionados do TCE de Alagoas conhecem ferramentas de controle utilizadas pelo TCE/SE

Depois de apresentar ao corpo técnico do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, em Maceió, os sistemas de processo eletrônico e de auditoria desenvolvidos pelo TCE/SE, a Diretoria de Modernização e Tecnologia (DMT) recebeu uma equipe formada por representantes do controle interno de municípios alagoanos e do TCE/AL.

O diretor da DMT, Edson Brasil, acompanhou parte da visita técnica e destacou que esta apresentação é um desdobramento decorrente do termo de cooperação técnica e científica assinado pelos presidentes dos dois TCEs, conselheiros Ulices Andrade e Otávio Lessa, no último mês de abril, com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências, informações e tecnologias.
IMG_2386.JPG
“Os representantes das unidades gestoras estão bastante animados com esta visita. O Tribunal de Contas de Sergipe é protagonista do processo de modernização dos Tribunais de Contas há muitos anos. Sempre é uma referência. E agora podemos compartilhar estes conhecimentos a outros estados que são nossos parceiros”, disse o diretor.     

A contadora pública do município alagoano de Rio Largo, Lisângela Rubik, esteve presente na visita e ficou satisfeita com a tecnologia que foi apresentada. “Nós recebemos informação do Tribunal de Contas de Alagoas que nós teríamos acesso a esta tecnologia. Então, nos antecipamos para conhecer todo o serviço que é prestado pelo Tribunal de Contas de Sergipe, justamente para implantar com melhor qualidade. Esta tecnologia vai trazer mais agilidade no trabalho direto do contador e indireto da gestão. É inovador e muito positivo”, afirmou Rubik.     
IMG_2370.JPG
Sagres

Assim como na visita em Maceió, o destaque da apresentação foi o Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres), que possibilita o cruzamento de dados.

Para a contadora pública de cinco municípios de Alagoas, Izabel Teles, a implantação desta tecnologia possibilitará mais modernização da administração pública. “A gente trabalha lá numa situação arcaica. E quando nos foi apresentado o Sagres o horizonte dos contadores foram abertos. Então vimos aqui os leques que o sistema permite para podermos trabalhar com mais transparência. Para o contador o Sagres é uma maravilha. Estou apaixonada por este sistema”, disse a contadora dos municípios de Teotônio Vilela, Campo Alegre, Belém, Junqueiro e Pão de Açúcar. 

De acordo com a servidora do controle interno do município de Teotônio Vilela, Yasmin Araújo, a visita ao TCE/SE é importante porque quando o sistema for implantado em Alagoas já se saberá da capacidade que esta tecnologia permite. “O sistema é muito completo, minucioso e com muitas informações não apenas para o Tribunal de Contas, mas para nós do controle interno que iremos fazer todo o acompanhamento... o sistema é fantástico!”, afirmou Yasmin Araújo.  

​​