​​​​

Servidores do TCE assistem a palestra motivacional sobre autoconhecimento

"Autoconhecimento para melhor servir". Este foi o tema da palestra ministrada pelo doutor em psicanálise, Thyago Avelino, na manhã desta segunda-feira, 15, para os servidores do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE). Através da demonstração de vídeo e dinâmicas de respiração e integração, o palestrante provocou os participantes com várias reflexões.
IMG_2106.JPG
Ao fazer a abertura do encontro, a conselheira Susana Azevedo ressaltou a importância da ação no âmbito do TCE. “É fundamental mostrarmos como os servidores precisam se autoconhecer, melhorar sua saúde, uma exigência que não é só do poder público, mas também da iniciativa privada. Essa é uma preocupação nossa com o servidor em seu ambiente de trabalho, que deve ser tranquilo e com amor, ter sempre um ambiente mais fraterno. Por isso, tenho certeza que com essas iniciativas teremos servidores ainda mais preparados emocionalmente e engajados”, comentou.

Também presente, a diretora técnica do TCE, Patrícia Verônica, complementou: “louvável essa iniciativa, porque priorizar o lado do ser também é essencial e fundamental para o dia a dia de todos, saber a importância de valorizar e saber admirar o outro. Além disso, o palestrante é um profissional com vasto conhecimento no assunto, o que só agrega mais força, união e solidifica o nome do TCE”.
IMG_2241.JPG
Na sua apresentação, Thyago Avelino destacou a importância de despertar nos servidores públicos a dinamicidade das relações interpessoais e de cada um buscar seu propósito. “Estamos nos envaidecendo com coisas que não fazem sentido, tendo uma falsa ideia do que é ser feliz com as redes sociais e as relações ficando muito líquidas. As coisas mudam muito rápido e a todo instante, por isso é importante que a gente não se perca”, disse ele.  

O palestrante buscou mostrar que a sociedade atual se cobra muito e todos têm que cumprir muitas metas diariamente. Por isso, a importância do autoconhecimento nas instituições públicas. “Quando as pessoas estiverem mais diante de si, ressignificando seu autocontrole, os resultados serão mais benéficos. Estou muito grato em participar do plantio dessa semente aqui, pois temos que enxergar o ser humano além da sua matrícula funcional”, acrescentou.
IMG_2272.JPG
Dentre os participantes, a assistente de gabinete Luana Oliva saiu bastante motivada: “essa palestra foi extremamente profícua, tocou nosso coração e nos ensinou muito. Afinal, autoconhecimento para melhor servir não só no campo profissional como no pessoal. Como disse o palestrante, as relações estão muito líquidas, a gente fica muito no automático e não se autoconhece o suficiente para saber que o outro também merece nossa atenção. Fico muito feliz e orgulhosa de trabalhar aqui e assim faremos nosso trabalho de forma mais leve”.

​​