​​​​

Alunos do Instituto Federal da Bahia conhecem estrutura tecnológica do TCE/SE

Estudantes do curso de Informática do Instituto Federal da Bahia (IFBA) visitaram o Tribunal de Contas (TCE) na manhã desta quarta-feira, 17. Eles foram recebidos pela equipe técnica da Diretoria de Modernização e Tecnologia (DMT) e conheceram toda a estrutura que compõe o setor dentro do TCE.

A atividade foi acompanhada pelos professores Sílvio Lima e Othon Stuart, idealizadores da visita, e teve inicio com uma palestra ministrada por Miguel Melo, coordenador da DMT. Na ocasião, Miguel explicou o funcionamento do Tribunal e falou sobre as mudanças recentes na área de tecnologia.
IMG_8342.JPG
“Mostramos como funciona o mercado da área de informática, como trabalhamos aqui no TCE e em que áreas podem trabalhar. Falamos também do projeto de modernização e qual a importância de cada área de tecnologia da informação dentro deste projeto, além da parte de infraestrutura. Os alunos também foram apresentados ao sistema eletrônico do Tribunal, falamos sobre as tecnologias que compramos e das que desenvolvemos. Acredito ter sido positivo, estamos abertos a novas visitas”.

Após a palestra, os estudantes foram levados ao container onde estão hospedados os servidores de dados da Casa. Para João Victor Kawasaki, um dos estudantes, esta oportunidade foi proveitosa para aprofundar conhecimentos na área de estudo e se informar sobre o mercado profissional.

“É muito interessante conhecer de perto como tudo funciona, ver a organização e o cuidado com a manutenção, além do rigor com a fiscalização. Foi proveitoso por nos apresentar um horizonte de atuação para quando formos trabalhar. Ficamos sabendo também sobre as mudanças dos últimos anos, os impactos causados por elas como, por exemplo, a digitalização de processos que gerou economia de papel”, explicou.
IMG_8351.JPG

​​