​​​​

Conselheiro aposentado Hildegards Azevedo falece aos 82 anos

Faleceu na manhã desta sexta-feira, 11, aos 82 anos, em Aracaju, o conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Hildegards Azevedo, devido a complicações decorrentes de uma neoplasia pulmonar. O velório e sepultamento ocorreram no decorrer da tarde, no Cemitério Colina da Saudade.

Ao tomar conhecimento, o conselheiro-presidente do TCE/SE, Ulices Andrade, manifestou condolências aos familiares e destacou a atuação do conselheiro Hildegards como "um profissional competente e dedicado que muito contribuiu para o controle externo brasileiro".

Natural do município de Maruim, Hildegards foi nomeado conselheiro do TCE/SE em 21/11/86, ocupando vaga deixada pelo conselheiro Carlos Alberto Barros Sampaio, um dos membros fundadores do órgão. Na Corte, antes de aposentar-se, em 12/12/2006, ocupou as funções de corregedor-geral, vice-presidente e presidente.

Ainda em meio às suas passagens pela vida pública, foi secretário de Estado de Governo (1983), secretário-chefe do gabinete civil (1984) e secretário de Estado da Fazenda (1985).

Além de familiares e autoridades locais, servidores e conselheiros do TCE/SE estiveram presentes no velório e sepultamento do conselheiro aposentado. Entre eles, os conselheiros Carlos Pinna, Susana Azevedo e Angélica Guimarães, além dos conselheiros aposentados Heráclito Rollemberg e Antônio Manoel, e o conselheiro substituto Rafael Fonsêca.

Nos 20 anos em que esteve no TCE, Hildegards fez parte do colegiado juntamente com o conselheiro Carlos Pinna, já que ambos ingressaram na Corte no mesmo dia. Segundo Pinna, o falecimento do amigo consiste numa grande perda para Sergipe.

“Hildegards foi um exemplo de dedicação, de obstinação e capacidade de trabalho; era uma referência, um importante quadro do serviço público de Sergipe, que sempre se notabilizou como um funcionário exemplar”, afirmou.​​​


*Texto atualizado às 17h50min para o acréscimo de informações​

​​