​​​​

TCE incentiva participação em congresso nacional dos auditores de controle externo

​Ismar Viana, Carlos Marçal, Cledina Teixeira, Renata Lima e Shara Dantas, integrantes da carreira, participaram do 3º Congresso Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (Conacon), realizado entre os dias 12 e 14 deste mês, em Recife (PE). 

O Congresso teve como objetos centrais as discussões acerca do papel da auditoria para a consolidação das instituições democráticas, novo textoPHOTO-2018-11-14-13-46-08.jpg da Lei de Introdução às normas do Direito brasileiro, acordos de leniência, padrões internacionais de auditoria, entre outros, todos relacionados ao controle dos gastos públicos.

O evento reuniu integrantes dos 33 Tribunais de Contas de todo o país. O objetivo principal foi congregar auditores de controle externo, autoridades e especialistas do setor público, da academia e da sociedade civil para debater aspectos constitucionais relevantes da organização e funcionamento dos Tribunais de Contas do Brasil.

Diretor jurídico da ANTC, Ismar Viana, Coordenador da Escola de Contas do TCE/SE, participou como debatedor da palestra magna de abertura, proferida pelo ministro Benjamin Zymler, do Tribunal de Contas da União (TCU), sobre "O Papel da Auditoria de Controle PHOTO-2018-11-14-13-35-47.jpgExterno nos 30 anos da Constituição Democrática".

Ainda no decorrer do evento, Ismar proferiu palestra sobre "Desafios e avanços do processo de controle externo nos 30 anos da Constituição da República". 

Entre os demais enfoques abordados por meio dos debates, estavam também o papel de instituições democráticas que exercem influência na vida do cidadão e as competências para o controle externo da administração pública.


*Fotos: Nina Toledo

​​