​​​​

MP de Contas acompanha apresentação das novas unidades setoriais de controle interno do Estado

DSC_3756.JPGO procurador-geral do Ministério Público Especial de Contas (MPC/SE), João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, participou na manhã desta quarta-feira, 7, no auditório da Adema, do encontro que reuniu órgãos e entidades das Administrações Direta e Indireta do Poder Executivo, para tratar da implantação do Sistema Estadual de Controle Interno, sob responsabilidade da Controladoria-Geral do Estado (CGE). 

​O Ministério Público de Contas tem acompanhado todo o processo de reestruturação que está sendo construído na esfera estadual, visto que existe uma parceria de ajuda mútua entre a CGE e os demais órgãos de controle externo e interno. Além disso, o próprio Tribunal de Contas do Estado (TCE) conta com uma resolução que dispõe sobre a implantação do Sistema de Controle Interno no âmbito dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, nos termos dos artigos da Constituição Federal e da Constituição Estadual. 

DSC_3761.JPG“É algo revolucionário o que está acontecendo. A implantação das Unidades Setoriais de Controle Interno vai impulsionar enormemente a gestão estadual no âmbito das secretarias e de outros órgãos”, afirmou o procurador-geral, durante a solenidade. 

De acordo com o assessor executivo responsável pela implantação do sistema, Antônio Álvaro de Carvalho, desde junho a CGE adotou uma metodologia na qual 22 órgãos criariam as Unidades Setoriais de Controle Interno (USCI). “Hoje, houve uma breve apresentação do funcionamento de todas estas unidades que foram implantadas através de instrumentos legais”, explica Álvaro Carvalho, que compôs a mesa juntamente com o secretário-chefe da CGE, Eliziário Sobral; e o procurador-geral Bandeira de Mello.

DSC_3769.JPGHaverá ainda duas reuniões para a conclusão da implantação do sistema. A primeira será no dia 21 de novembro, para a apresentação de informações, conforme procedimentos e normas gerais; e a segunda,  no dia 19 de dezembro, para apresentação do acompanhamento e monitoramento.


​​