​​​​

Artigo de servidores do TCE/SE com base em auditorias na Saúde será apresentado em congresso internacional

​O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) será representado por servidores no "VI Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas", organizado pelo Instituto Rui Barbosa. Seis colaboradores da Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Dceos) tiveram artigo aprovado para o evento e irão apresentá-lo em Fortaleza no mês de outubro.

O artigo leva o título de “Fragilidades e Inconformidades da Atenção Básica em Saúde no Baixo São Francisco Sergipano” e reúne resultados preliminares de auditorias operacionais iniciadas em 2018. As análises levam em conta a eficiência, eficácia e efetividade das ações da Atenção Básica dos municípios da região.

Lincoln Santos e Aline Lima serão os responsáveis por apresentar o trabalho no congresso internacional, representando os outros autores: Fernando Marcelino, Michelli Santana, Ricardo Santana e Vanessa Reis. Para Lincoln, que também é enfermeiro, as contribuições que trabalhos como este deixam para a população são o real objetivo das auditorias operacionais.

“Ficamos muito felizes pelo nosso trabalho ter sido aprovado para um congresso tão importante. As auditorias operacionais na área da saúde buscam sempre melhorias e seus resultados merecem relevância nacional. Destacamos no artigo os resultados nas áreas gestão de pessoas, gestão de saúde e estrutura. Nosso objetivo foi colocar para o público os resultados preliminares da auditoria, apontando suas falhas, mas de forma a contribuir para melhorias”, explicou.

Como o título do artigo adianta, as conclusões apresentam um cenário difícil, de serviços básicos que não são entregues com qualidade à população. Lincoln destaca os problemas na estrutura básica, profissionais que não cumprem a carga horária e indicadores fracos, levando em conta as determinações do Ministério da Saúde.

“As auditorias não têm seu foco na punição, mas de correção de erros por parte dos gestores para garantir um bom serviço à população, proporcionando um melhor serviço público de atendimento a saúde, como preconiza a nossa Constituição. Espero poder representar positivamente o trabalho do Tribunal e suas auditorias e compartilhar com os presentes o conhecimento adquirido na nossa pesquisa”, concluiu.

​​