​​​​

Corpo técnico do Tribunal de Contas aprova treinamento em Auditoria Avançada

Foi concluído nesta sexta-feira, 20, o primeiro de três módulos do Curso de Auditoria Avançada oferecido pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), por meio da Escola de Contas (Ecojan), aos analistas de controle externo II e analistas de controle externo I. Esta etapa foi dedicada ao planejamento das auditorias, enquanto as próximas, em agosto e setembro, tratarão da sua execução e dos relatórios, respectivamente.

Os integrantes do Tribunal passaram por três dias de um workshop_MG_8452.JPG que abordava técnicas de auditoria, mas também tratou da valorização do trabalho do profissional. O secretário de controle externo do Tribunal de Contas da União no Mato Grosso do Sul (TCU/MS), Tiago Modesto Costa, foi o responsável por ministrar o curso e finalizou este módulo com expectativas positivas.

"O pessoal saiu dessa atividade bastante empolgado; espero que mantenham essa empolgação até agosto, quando retorno para o segundo módulo. Eles firmaram compromisso reafirmando todas as prerrogativas que receberam no momento da posse, assumindo o papel deles como indivíduos e como equipe para buscar um estado melhor. Espero que voltem aos seus trabalhos com essa motivação", contou.

O analista de controle externo II - Área de Auditoria Governamental,_MG_8482.JPG Alexandre Conti, da 6ª CCI, destacou que os temas tratados servirão para enriquecer o trabalho do Tribunal de Contas. "O curso foi muito proveitoso, nos apresentou técnicas de auditoria, apresentou temas importantes como matriz de planejamento, o foco do primeiro módulo. Vamos poder utilizar esse conhecimento no dia a dia de trabalho, aprimorando nosso serviço de auditoria, que é o nosso principal intuito com esse curso", concluiu.

Já Rosiane Cerqueira é analista de controle externo I, trabalha na 4ª Coordenadoria do Controle e Inspeção (CCI) e concorda com Tiago ao afirmar que o curso apresentou um diferencial ao buscar atingir a motivação do profissional da área em buscar excelência em suas funções.

“É um consenso entre nós que recebemos um alto nível de _MG_8480.JPGqualificação na atividade de auditoria nestes dias. Trouxe o que há de melhor dentro do TCU para incorporação dentro dos tribunais de contas estaduais, melhorando técnica e a qualificação da evidência para que possamos transformar nossos achados em melhorias no serviço público. Além disso, as aulas práticas trabalharam com aspectos de motivação e comprometimento individual com a mudança. São reflexões que vamos incorporar e nos dedicar a buscar o melhor para a instituição e para a sociedade”, afirmou.

​​