​​​​

Colegas e amigos despendem-se de Carlos Waldemar, procurador aposentado do MP de Contas

O corpo do procurador aposentado do Ministério Público de Contas, Carlos Waldemar Resende Machado, foi sepultado na manhã desta terça-feira, 15, no cemitério Colina da Saudade, com a presença de familiares, amigos e membros do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ele faleceu aos 72 anos, na madrugada desta segunda-feira, 14, em São Paulo.
 
Na avaliação do procurador-geral do MP de Contas, João Augusto Bandeira de Mello, o falecimento de Carlos Waldemar representa a perda de um grande homem público, além de um líder e amigo. “Ele era, até a sua aposentadoria, o decano dos procuradores. Foram 31 anos de brilhantes serviços prestados ao Ministério Público de Contas, ao Controle Externo e ao Tribunal de Contas. Foi, talvez, o _MG_7296.JPGgrande responsável pela consolidação e estruturação do Ministério Público de Contas nesta configuração que temos hoje”, disse João Augusto, destacando ainda outras qualidades do procurador aposentado.   
“Foi um servidor público exemplar, pai de família, sobretudo, um líder e mestre de todos nós procuradores mais novos que já usufruímos do legado que ele e os procuradores mais antigos construíram”, disse o procurador-geral.
 
Outro colega procurador, Luis Alberto Meneses, também seguiu o mesmo pensamento. “Tive a felicidade de ele ser membro do Ministério Público de Contas, como procurador, quando entrei. Ele foi um dos responsáveis pela minha ida ao Tribunal e teve um papel​ preponderante na reestruturação do Ministério Público de Contas. O que é hoje, na sua maior parte, se deve à atuação dele. Ele teve destaque também na Associação Nacional do Ministério Público de Contas. É um grande amigo que deixa saudades”, declarou.  
 
Na avaliação do presidente do TCE/SE, Clóvis Barbosa, Sergipe fica menor com a morte de Carlos Waldemar. “Hoje Sergipe perde um dos grandes homens do ponto de vista da dignidade e da ética. Ele deu uma contribuição muito grande ao nosso Tribunal de Contas. Foi também um educador, um homem que quando eu cheguei ao Tribunal me recebeu de braços abertos. É um dia muito triste para a história da dignidade no nosso estado”, disse o presidente.  
 
Durante o velório, o conselheiro Carlos Pinna de Assis destacou o companheirismo do qual desfrutou por três décadas com Carlos Waldemar. “Era um grande e especial companheiro de trabalho. Trabalhamos juntos por quase 30 anos e tive a oportunidade de fazer com ele o que até hoje foi o maior Encontro Internacional de_MG_7427.JPG Tribunais de Contas no Brasil, em 1997, que passou a ser referência nacional. Nesta ocasião, Carlos Waldemar era o vice-presidente da Associação Nacional. Fizemos aqui um trabalho que acabou sendo muito melhor do que eu imaginava pela capacidade que ele tinha não apenas de comandar, mas agregar o trabalho de todos nós do TCE”, recorda Carlos Pinna. 

O presidente do Sindicato dos Servidores Efetivos do Quadro Permanente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (Sindicontas), Anselmo Costa Santos, lembrou o servidor de referência no Ministério Público de Contas que foi o procurador aposentado. “Assim que cheguei ao Tribunal ele já estava e sempre foi um homem íntegro e de posições firmes. Muito respeitado pelos servidores pelo seu posicionamento e postura. Foi uma pessoa que cumpriu o seu papel à frente do Ministério Público. É lamentável a perda do nobre procurador. Vai deixar saudades não apenas entre os entes queridos, mas também entre todos os servidores que fazem o Tribunal de Contas”, destacou.
 
Biografia

Carlos Waldemar ingressou no órgão que atua junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) em junho de 1973, aposentando-se em outubro de 2014, quando completou 70 anos. O procurador chegou a obter destaque nacional ao ocupar a vice-presidência da Associação dos Membros do Ministério Público de Contas.
​​