​​​​

Conselheiro Carlos Pinna participa de homenagens pelos 130 anos do TJSE

O conselheiro Carlos Pinna de Assis, decano do colegiado do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), participou nesta terça-feira, 24, da solenidade em comemoração ao aniversário de 130 anos do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), ocorrida no Palácio da Justiça. Em meio à programação, um dos destaques esteve na aposição de retrato do desembargador Antônio Xavier de Assis Júnior, pai do conselheiro e responsável pela construção da sede do judiciário sergipano. 

Conduzido desembargador Edson Ulisses de Melo, presidente do TJSE, o evento contou ainda com o lançamento de um livro sobre a história do Tribunal; entrega da Comenda Colar do Mérito Judiciário; descerramento da placa comemorativa; palestra ministrada pelo presidente da Academia Sergipana de Letras (ALS), José Aderson Nascimento; e apresentação do coral da ASL.

"Estamos comemorando hoje não apenas os 130 anos do Judiciário sergipano, mas também uma gestão exitosa do desembargador Edson Ulisses, que é um homem dedicado à cultura e valoriza muito as coisas da história”, reconheceu Carlos Pinna.

PHOTO-2023-01-25-07-38-40.jpg
Presidente do Poder Judiciário de Sergipe nos anos de 1977 e 1978, seu pai teve o retrato instalado em uma sala do Palácio cuja inauguração ficou gravada na memória de quem a presenciou. “Foi uma festa muito bonita, singela, mas para qual meu pai trouxe uma dezena de presidentes Tribunais de Justiça do Brasil todo”, relembrou o conselheiro do TCE/SE. 

Em reconhecimento “aos relevantes serviços prestados quando no exercício da sua atividade na magistratura do TJSE”, o desembargador Xavier de Assis e os desembargadores Antônio Machado (gestão 1987-1989) e Luciano França Nabuco (1969-1970), todos in memoriam, receberam a Comenda Colar do Mérito Judiciário.

Conforme o desembargador Edson Ulisses “Quem não preserva o passado, não tem futuro. Então, é com essa filosofia que publicamos um livro, fazendo um resgate que o Tribunal devia à sociedade e cultura sergipana. Essa comemoração dos 130 anos estava prevista no nosso planejamento estratégico e foi cumprida”, ressaltou o presidente.​

Fotos: Cleverton Ribeiro
*Com informações do TJSE

​​