​​​​

TCE exigirá mais detalhamento dos gastos com Educação nas prestações de contas

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) implementou uma série de inovações no seu sistema de auditoria, o Sagres, já com foco nas prestações de contas anuais do exercício 2023. As novidades foram apresentadas na última terça-feira, 27, a profissionais da área contábil que atuam junto aos municípios sergipanos.

Conforme foi exposto no encontro, ocorrido na sala de reuniões do Tribunal, a atualização mais significativa consistirá na exigência de mais detalhamento dos gastos efetuados na área da educação. 

"Nossas ferramentas tecnológicas seguem em constante atualização e é nesse contexto que se insere essa exigência de dados específicos da área educacional, como forma de aperfeiçoar o controle e também contribuir para uma melhor gestão dos jurisdicionados”, afirma o presidente do TCE, conselheiro Flávio Conceição. 

Na reunião, representaram a Corte o diretor Técnico, Joseluci Prudente; o diretor de Modernização e Tecnologia, Cristiano dos Santos Cruz; e o coordenador, Miguel Melo.
PHOTO-2022-09-27-11-33-27-1.jpg

"A melhora da qualidade dos dados que os nossos jurisdicionados nos envia é um trabalho contínuo, então, o objetivo principal foi informar as novidades primeiramente aos contadores e TI para que eles se preparem antecipadamente para o envio das informações no próximo ano”, destacou Miguel Melo.

Em meio aos dados educacionais que passarão a ser exigidos estão informações sobre quantitativos de alunos matriculados e professores em atividade, disciplinas trabalhadas em sala de aula, carga horária, cardápio alimentar, entre outros. 

“São informações que serão sincronizadas com nosso plano de auditoria, pois permitirão a geração de relatórios detalhados para nosso corpo técnico fiscalizar de forma ainda mais precisa”, acrescentou Miguel.

Para a contadora Fernanda Fontes, o diálogo com o Tribunal sobre as novas atualizações do Sagres foi de grande valia. 

"Tecnicamente foi perfeito chamarem a gente e colocarem o que vai ter de alteração para 2023; isso só tende a trazer mais qualidade na informação e poderemos divulgar mais informações para os jurisdicionados também”, destacou. 

Um novo encontro semelhante já está sendo programado pelo TCE junto aos chefes de Controle Interno e secretários de Educação dos municípios sergipanos.​

Fotos: Cleverton Ribeiro
Texto: Hádam Lima

​​