​​​​

TCE Cidadão: Cerca de 130 acadêmicos de Direito assistem à sessão do Pleno

​O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), por meio da sua Escola de Contas (Ecojan), retomou nesta quinta-feira, 6, a realização do Projeto TCE Cidadão. A iniciativa permite que estudantes universitários conheçam na prática o funcionamento do órgão.

Com cerca de 130 alunos presentes virtualmente, a ação foi dividida em dois momentos: primeiro, eles assistiram aos julgamentos da sessão plenária e em seguida acessaram um link disponibilizado pela Escola onde acompanharam a palestra “O papel do controle pelos servidores públicos na nova Lei de Licitações”, proferida pelo professor e conselheiro substituto do TCE de Pernambuco (TCE/SE), Marcos Nóbrega. 

Diretor da Ecojan, o conselheiro Carlos Pinna foi o anfitrião da ação online. Já os professores responsáveis pela mobilização dos estudantes foram o coordenador geral do curso de Direito da Unit, Mário Jorge Fortes, e a diretora técnica do TCE, Patrícia Verônica. 

“O TCE Cidadão é uma atividade já consolidada e que tem grande aprovação junto aos estudantes; é fundamental esse estímulo para facilitar o aprendizado prático sobre o dia a dia num órgão de controle externo”, comentou a professora Patrícia Verônica. 

De igual forma avaliou o professor Mário Jorge: “O aprendizado somente é completo quando conseguimos unir a teoria e a prática. E, neste sentido, a parceria da Unit com o Tribunal de Contas é uma excelente oportunidade para nossos estudantes acompanharem uma sessão do tribunal (com a aplicação prática dos temas estudados em sala) e, ainda,  aprofundarem seus conhecimentos com palestras que agregam em sua formação. Queremos agradecer ao Tribunal por esta demonstração de transparência e preocupação pedagógica com a mais completa formação dos estudantes".

Para a estudante Vivian de Sousa Carvalho, o Projeto consiste numa “boa iniciativa para visualizarmos como funcionam as sessões do pleno do TCE e, assim, ajudar a associar com o conteúdo da sala de aula”. Já a aluna Djnane Santos descreveu a ocasião como uma “excelente oportunidade” para seu desenvolvimento acadêmico. “Tenho certeza que será muito importante pra todos nós”, concluiu.

​​