​​​​

Novembro Azul: Com foco na saúde masculina, TCE/SE realiza ação virtual

​A campanha Novembro Azul tem como foco a saúde do homem e, durante todo o mês, entidades e cidadãos se voltam para a conscientização da população masculina da importância da prevenção do câncer de próstata, do diagnóstico precoce e desmistificam o tratamento da doença. 

Na manhã desta segunda-feira, 23, o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), através da Coordenadoria do Serviço Médico e Odontológico, somou-se à força tarefa e promoveu a Live “Diagnóstico precoce do Câncer de Próstata”.

Responsável pelo início da transmissão, o Dr. José Aragão ressaltou a relevância da iniciativa e enalteceu o Novembro Azul, um movimento iniciado na Austrália e “que atualmente é de suma importância em todo o mundo”.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia e especialista em urologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o médico Lélio Azevedo fez uma explanação sempre salientando sobre que os homens devem realizar exames regularmente, principalmente após os 50 anos. 

“Não é só durante mês que devemos falar sobre o câncer de próstata, é uma doença cheia de estigmas, mas que atinge índices alarmantes no Brasil e no mundo a cada ano”, disse Lélio.

Com estimativa de mais de 60 mil casos este ano, só no Brasil, a doença, segundo o médico palestrante, possui expressivas chances de cura se diagnosticada precocemente, colocando que a realização do exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico) e o exame de toque são as formas seguras de identificação. 

Segundo o Dr. Lélio, o fator genético (hereditário) é determinante, mas uma alimentação desregrada, o tabagismo e o consumo excessivo de álcool podem determinar o aparecimento de tumores malignos. Sobre o estigma, disse: "O preconceito é uma barreira na realização dos exames, principalmente o de toque. Um empecilho que nós, médicos e cidadãos, precisamos desconstruir".

A intensa participação dos espectadores marcou a manhã. Um número significativo de dúvidas puderam ser esclarecidas com o especialista.

​​