​​​​

Setembro Amarelo: Live do TCE conscientiza sobre a prevenção do suicídio

Criada com o objetivo prevenir e reduzir os casos de suicídio no Brasil, a campanha Setembro Amarelo, iniciativa do Conselho Federal de Medicina (CFM), ganhou a adesão do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) na manhã desta quarta-feira, 23, quando a Corte de Contas promoveu mais uma de suas ações educativas no ambiente virtual.

Com o número de casos crescendo a cada ano - um índice ainda mais evidente durante a pandemia do novo coronavírus -, a Coordenadoria do Serviço Médico e Odontológico do TCE/SE convidou o psicanalista e secretário do Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, Thyago Avelino, para proferir a palestra “O Sentido da Vida”.

Ao fazer a abertura da Live, Dr. José Aragão, coordenador do Serviço Médico e Odontológico do TCE/SE, explanou alguns dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) - realidade desconhecida por uma considerável fatia da população. “São registrados 12 mil suicídios por ano no país. Um estudo feito na Unicamp mostra que 17% dos brasileiros mostraram interesse em tirar a própria vida, um dado alarmante principalmente ao identificarmos a incidência entre jovens”, disse Dr. Aragão.

2309-tce91.jpeg

Doutor em neuropsicanálise, Dr. Thyago Avelino possui 12 livros publicados nacionalmente, uma vasta experiência no tema, traduzida em uma palestra elucidativa, onde destacou a importância da empatia, do sentimento de gratidão e o poder do autoconhecimento. “Temos que evidenciar o autocuidado, priorizar o que nos faz feliz e estarmos atento ao outro. Checarmos o que realmente faz sentido em nossas vidas deve ser um compromisso diário”, disse o palestrante.

Thyago ainda fomentou a busca de auxílio profissional e discutiu os conceitos da equidade e também da difundida positividade tóxica, uma espécie de tirania da positividade em que só é permitido expressar, falar, postar os sentimentos “bons”.

​​